CONHEÇA O PIBID!


      Compreendendo que o ensino e a aprendizagem da educação básica podem ser melhorados é indispensável que, na área de Ciências, modificações e constantes atualizações ocorram visando a formação dos futuros professores desta área. Portanto, os cursos de Licenciatura em Ciências necessitam estarem mais voltados para a nova realidade e que os acadêmicos, futuros professores, sejam oportunizados à aprender novas metodologias adequadas a esta nova realidade.
      Diante disto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Acadêmica (PIBID) passa a existir, com a apresentação de uma nova proposta de pesquisa docente, promovendo um movimento articulado que traz a realidade da comunidade escolar para dentro da universidade e leva os acadêmicos ao encontro dessa realidade. Nesse propósito, o PIBID torna-se de grande importância social ao proporcionar aos acadêmicos um contato inicial com a comunidade escolar e terem uma visão das dificuldades e desafios que o docente enfrenta em uma escola.

PIBID-Ciências - Realeza/PR


    Seguindo esta abordagem, o subprojeto PIBID-Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza tem como principal objetivo oportunizar aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências um primeiro contato com a realidade escolar pública e começar a exercer e compreender o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Paralelamente, visa oportunizar às escolas participantes o reforço escolar aos seus alunos. Além disto, o projeto tem como finalidades:
  • Oportunizar aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências o conhecimento da prática docente por meio de aulas de reforço pedagógico em Ensino de Ciências;
  • Oportunizar condições para os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências preparar seminários com temas voltados à educação e ao ensino e aprendizagem de Ciências;
  • Incentivar aos acadêmicos participantes na elaboração de projetos e artigos científicos voltados à prática docente;
  • Oportunizar o contato dos acadêmicos com a realidade escolar pública e o acesso dos mesmos à novas práticas educativas;
  • Elaborar plano de atividades juntamente com o professor coordenador, professor supervisor, professores colaboradores e equipe pedagógica da escola;
  • Proporcionar a integração entre a Universidade e a comunidade escolar em geral.

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