Trabalhos

ECPIBID

      Entre os dias 29 a 30 de outubro de 2012 realizou-se o I Encontro Catarinense do Pibid (ECPIBID)  na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento congregou nove Instituições de Ensino Superior nas quais a formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica tem sido influenciada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O Encontro foi concebido para viabilizar a socialização presencial de seus planos e ações e a troca de experiência vivenciada pelas diferentes IES do Estado de Santa Catarina, ao longo dos mais de 4 anos de existência do Programa instituído pela parceria MEC – CAPES.
         O PIBID-Ciências esteve presente no encontro apresentando três trabalhos. Os bolsistas, Willian H. Candido e Denise Felicetti apresentaram em pôsters, o trabalho intitulado Horta: um laboratório vivo na escola.



         Também, nesta modalidade, a bolsista Andréia Belusso apresentou o trabalho Aprendendo que a botânica não é estática: uma aula prática de taxonomia das plantas na praça principal de Realeza-PR” de sua autoria juntamente com a bolsista Jéssica Pauletti. Na modalidade de comunicação oral, Andréia apresentou o trabalho PIBID: um elo importante e necessário entre universidade e escola”.


 
Pibidianos de Ciências e Letras
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SEMANA DA BIOLOGIA

         Durante a XXI Semana Acadêmica de Biologia ocorrida na Unioeste Campus Cascavel foi apresentado o trabalho intitulado “Aprendendo que a botânica não é estática: uma aula prática de taxonomia vegetal na praça principal de Realeza-PR” das acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia, Química e Física - Jéssica Pauletti, Andréia Belusso e Adriane Martins, sob orientação da professora Caroline Voltolini. 
         Este trabalho refere-se a uma oficina de taxonomia vegetal desenvolvida por bolsistas do PIBID-Ciências com alunos do Ensino Médio do Colégio Doze de Novembro de Realeza/PR. Foram objetivos deste trabalho promover, por meio da prática, as habilidades de observação e identificação das plantas, bem como tornar a aprendizagem deste conteúdo significativa ao aluno. A metodologia desta oficina foi pautada pelo trabalho coletivo. No início foi problematizada a classificação dos seres vivos. Na praça da cidade os alunos observaram a biodiversidade, registraram o ambiente, tiraram fotos e coletaram amostras das plantas. No colégio os estudantes pesquisaram na internet os nomes científicos das plantas coletadas, tendo como referência a impressão das fotos. 
         Após, os alunos confeccionaram um herbário contendo as exsicatas das plantas coletadas, as fotos das mesmas e a ficha de identificação com o nome científico e popular, além de características gerais da espécie. Durante a realização da oficina ocorreram algumas dificuldades, tendo em vista que algumas plantas não possuíam flores anotou-se portanto suas características externas, o que em alguns casos inviabiliza a correta identificação até o nível específico. Apesar disso, percebemos que a oficina contribuiu consideravelmente, uma vez que nos relatos dos alunos a aula foi produtiva e divertida ao mesmo tempo em que proporcionou a aproximação real das plantas, elaborando uma inter-relação entre teoria e prática. 
         Em Cascavel a acadêmica/bolsista Jéssica representou o grupo, além disso ela participou de dois mini-cursos: o primeiro tratava sobre a fisiologia das sementes e o outro sobre estratégias metodológicas no ensino. Ela conta que ambos foram de grande valia, pois não sabia que existiam tantas questões que influenciavam na germinação da semente e por consequência o seu crescimento, como alelopatia, dormência, quebra de dormência, vigor etc. E no segundo foi mostrado as atividades e como podem ser trabalhados assuntos de droga, sexualidade, higiene e meio ambiente com diferentes públicos. Além disso, a acadêmica assistiu uma palestra sobre planejamento de projetos e monografias, e afirma que ficou impressionada pelos níveis que é preciso seguir para realizar uma pesquisa de nível correto e coerente. 
         Jéssica finaliza dizendo que o mesmo participando de dois dias da semana, foi de grande valia, pois possibilitou que outras pessoas conhecessem os trabalhos feitos pelo PIBID, além disso, foi meio de divulgação do curso e da Universidade. Foi possível conhecer outras atividades e pessoas o que se torna enriquecedor na trajetória acadêmica. Ela gostaria de agradecer as pessoas que a auxiliaram pra que essa viagem acontecesse: ao professor Marcos, coordenador do projeto, professora Caroline pela orientação, as colegas Andréia e Adriane pelas contribuições no trabalho, ao professor Daian que mediou a estádia, ao professor Cecatto que proporcionou uma “carona” até o destino e a querida acadêmica de Ciências Biológicas Chariane Máximo que a aguentou por dois dias em Cascavel.

         Até a próxima!

Apresentação de poster
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IV SIPERE

         Entre os dias 12 a 15 de setembro de 2012 realizou-se o 4º Seminário sobre os Impactos das Políticas Educacionais nas Redes Escolares, na Universidade Federal do Paraná, Curitiba-Pr. Este evento teve como temática de palestras e discussões o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).  
         O PIBID-Ciências esteve presente apresentando dois trabalhos. As bolsistas Andréia Belusso e Maiara Fantinelli apresentaram, em comunicação oral, o trabalho intitulado “Contribuições do subprojeto PIBID-Ciências/UFFS na formação docente mediante percepções dos próprios acadêmicos-bolsistas”. Também, nesta modalidade, Denise Felicetti, Leidi K. Giehl e Tatiana Palinski apresentaram seu trabalho: O PIBID como auxilio aos estudantes na preparação para o Enem: mais que ensinar conteúdos… desenvolver competências.

Maiara Fantinelli e Andréia Belusso
Denise Felicett, Tatiana Palinski e Leidi Giehl

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I SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ
 

         O PIBID-Ciências marcou presença na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no evento do PIBID entre os dias 24 e 25 de março. Neste período, os pibidianos aproveitaram para conhecer outros trabalhos de outros grupos do Programa de Bolsas de Iniciaçào à Docência, fazer novas amizades com estudantes de várias áreas e especialmente divulgar o projeto do qual participam.

Pibidianos de Ciências
         Também, nesses dois dias, acadêmicos-bolsistas apresentaram seus trabalhos. As pibidianas Flavia Luane Rommel e Jéssica Pauletti apresentaram seu trabalho Vida de Pinguimna forma de comunicação oral e na categoria pôster.


Apresentação oral

Apresentação de pôster
Pessoal da Unicentro de Química prestigiou o trabalho
         As acadêmicas pibidianas, Alessandra Mara de Lima e Dioni Angelin, também apresentaram na categoria pôster seu trabalho Construção de foguetes com materiais reutilizáveis no Ensino Fundamental.

Apresentação de pôster
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APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM BAGÉ
 
         Os acadêmicos Jéssica Pauletti e Willian C. Moura estiveram presentes no XI Encontro sobre Investigação na Escola – Tecendo saberes docentes em Rodas de conversa no pampa, em Bagé, nos dias 13 e 14 de julho. Na oportunidade, os pibidianos apresentaram seu trabalho sobre o PIBID-Ciências de Realeza: O conhecimento em ação: O PIBID atuando nas Ciências Naturais.



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BOLSISTA APRESENTA TRABALHO NO EAC
 
         A bolsista do PIBID-Ciências Jéssica Pauletti apresentou seu trabalho intitulado “A educação básica e o PIBID: uma relação em prol do ensino-aprendizagem”, sob orientação do Ms. Marcos Leandro Oshe, no I EAC. O trabalho apresentado foi um relato de experiência sobre uma aula do sétimo ano do Colégio João Paulo II, a qual envolveu o conteúdo dos seres vivos.
       Um dos principais objetivos da aula e das atividades propostas foi a compreensão das características dos seres vivos, vinculadas aos conteúdos de células, alimentação e ecossistemas. Para que isso acontecesse, os alunos desenvolveram etapas de trabalho, de maneira individual e coletiva, por meio da realização de pesquisas on-line, bem como da confecção de máscaras e da trilha sobre os seres vivos. A trilha foi confeccionada em papel pardo pelos próprios alunos e na mesma continham ‘casas’ com perguntas chaves que remetiam aos assuntos abordados nas aulas anteriores. Esperou-se que, após os conteúdos trabalhados e do desenvolvimento das demais atividades, os alunos entendessem a importância dos seres vivos na natureza e que cada ser possui características próprias, particularidades que contribuem para a biodiversidade da qual o homem também faz parte.
         Em relação a apresentação de trabalhos, segundo Jéssica esta “é uma das formas de mostrar a comunidade acadêmica as atividades desenvolvidas nos diversos projetos”. Neste sentido, destaca que o EAC proporcionou esta oportunidade ao PIBID, pois “demonstrou o quanto esse projeto é importante tanto para os acadêmicos de licenciatura quanto aos alunos da educação básica contemplados”.

Jéssica Pauletti - Apresentação de paineis

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