PROEZAS PIBIDIANAS
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto ofertado pela UFFS em parceria com a CAPES que permite aos acadêmicos em formação uma inserção no cotidiano escolar visando a iniciação à docência, mesmo estando em período de formação universitária. O PIBID conta com 3 coordenadores institucionais que são os professores Marcos Leandro Ohse, Alexandre Carvalho de Moura e Carlos Alberto Cecatto. O colégio Doze de Novembro conta com a supervisora professora Ivete R. R. Matciulevicz e com 10 acadêmicos/bolsistas que são: Andréia Belusso, Flavia Rommel, Adriane Martins, Alessandra de Lima, Patrícia Hossel, Jéssica Pauletti, Maiara Fantinelli , Dioni Angelin, Cleiton José Paz e Cláudia Nenning. Ainda existem mais dez acadêmicos/bolsistas que atuam na Escola João Paulo II com a disciplina de Ciências, Matemática, Biologia, Física e Química.
No Colégio Doze de Novembro o PIBID é ofertado por meio de oficinas de Biologia, Física e Química, além da preparação do ENEM e vestibulares. Além destas atividades, o projeto conta com inserções pontuais em sala de aula auxiliando aos professores efetivos das turmas e com aulas experimentais em laboratório. Estas atividades, até o presente momento, possuem número considerável de alunos, que se mostram participativos e interessados nas novas aprendizagens. Os funcionários da escola, desde o diretor, equipe pedagógica, professores e demais profissionais da educação auxiliam e colaboram em nossas atividades.
O projeto está inserido na escola desde junho de 2011. Esta equipe de bolsista está atuando desde agosto desse ano, atendendo os alunos em turno contrário das aulas regulares, seguindo um cronograma organizado da seguinte forma durante a semana: Segundas: Química; Terças: Física; Quintas: Biologia e Preparação para o Enem. Além das oficinas nesses dias, ocorrem intervenções pedagógicas nas aulas de Química, Física e Biologia pelos pibidianos.
O desenvolvimento das oficinas é planejado tendo em vista a necessidade de complementar as disciplinas curriculares de forma dinâmica, partindo de metodologias diferenciadas que envolvem os alunos nas atividades, bem como as aulas do projeto buscam contextualizar o conhecimento científico em situações do cotiano do aluno. O PIBID proporciona uma interação entre escola e universidade e possibilita uma relação dos acadêmicos/bolsistas com a realidade escolar o que proporciona troca de experiências que levam a oportunizar uma melhor formação dos licenciandos de Ciências.
O trabalho dos pibidianos está ocorrendo da melhor forma possível. Nossas atividades podem ser acessadas neste blog e, além disso, no próprio colégio dispomos de um mural, no qual colocamos a divulgação do projeto de uma forma geral.
Agradecidos...
Pibidianos de Ciências – 17/10/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário