É desafiador tentar responder a essa questão. Mais ainda quando ela é destinada à alunos do 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental. De uma forma dinâmica, esta pergunta foi realizada aos alunos da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo – Ensino Fundamental, durante intervenção sobre os idosos, realizada por três acadêmicos bolsistas do PIBID Interdisciplinar em Ciências da Natureza. São eles: Allyine Andrade, 2ª fase do curso de Licenciatura em Física, Christian Sossela, 6ª fase do curso de Licenciatura em Química e Vanessa Pagno, 8ª fase do curso de Licenciatura em Química, ambos acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Esta pergunta foi respondida pelos alunos, ao final da intervenção, e, com os textos produzidos pelos alunos, confeccionou-se um mural exposto na escola.

Durante a intervenção, os acadêmicos apresentaram e discutiram temas como: o que são os idosos ativos em nossa sociedade?; o que é o Estatuto do Idoso?; o que são doenças genéticas?; o que é ter uma alimentação saudável?; e como reprimir práticas de exclusão aos idosos?. Para trabalhar estas questões, foram utilizados slides e vídeos como: Dona Cristina perdeu a memória (diponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3ZTnC9pcC3U); Que remédio (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n9iTaU498d4); e Estatuto do Idoso. Uma dinâmica interessante, utilizada pelo grupo, foi o sachê perfumado da vovó, que era passado aos alunos que pretendiam das sua opinião, discutir ou relatar algo referente ao conteúdo discutido.
Diante desta intervenção, os alunos foram bastante participativos, realizando questionamentos e colocações críticas acerca do assunto e dos vídeos apresentados, relatando experiências pessoais, com idosos.
Esta pergunta foi respondida pelos alunos, ao final da intervenção, e, com os textos produzidos pelos alunos, confeccionou-se um mural exposto na escola.

Durante a intervenção, os acadêmicos apresentaram e discutiram temas como: o que são os idosos ativos em nossa sociedade?; o que é o Estatuto do Idoso?; o que são doenças genéticas?; o que é ter uma alimentação saudável?; e como reprimir práticas de exclusão aos idosos?. Para trabalhar estas questões, foram utilizados slides e vídeos como: Dona Cristina perdeu a memória (diponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3ZTnC9pcC3U); Que remédio (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n9iTaU498d4); e Estatuto do Idoso. Uma dinâmica interessante, utilizada pelo grupo, foi o sachê perfumado da vovó, que era passado aos alunos que pretendiam das sua opinião, discutir ou relatar algo referente ao conteúdo discutido.
Diante desta intervenção, os alunos foram bastante participativos, realizando questionamentos e colocações críticas acerca do assunto e dos vídeos apresentados, relatando experiências pessoais, com idosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário