Outra atividade de intervenção em sala de aula, aplicada pelos bolsistas do PIBID Interdisciplinar em Ciências da natureza – Christian Sossella e Vanessa Pagno –, foi a de calcular os ângulos internos de um triângulo. Esta atividade foi aplicada aos alunos do 6º ano da escola Estadual Dom Carlos Eduardo – Ensino Fundamental, durante aulas de matemática.
A atividade consiste, basicamente, em formar diferentes triângulos, com o auxílio de palitos de madeira e massinha de modelar e, depois, medir os ângulos internos com um transferidor.
A atividade consiste, basicamente, em formar diferentes triângulos, com o auxílio de palitos de madeira e massinha de modelar e, depois, medir os ângulos internos com um transferidor.
Foto 1
![]() |
Alunos do 6º ano medindo ângulos internos |
Com esta atividade, os alunos se mostraram motivados e instigados a montar diferentes triângulos, com diferenciados ângulos internos, uma vez que foram desafiados a montar um ângulo que tivesse mais de 180º. Depois de muitas tentativas, os alunos perceberam, a partir de uma atividade prática, que não importa o tamanho do triângulo formado, seus ângulos internos sempre medirão 180º.
Foto 2
![]() |
Aluna do 6º ano calculando ângulos internos |
Foto 3
![]() |
Aluno do 6º ano calculando ângulos internos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário