PRIMEIRA SEMANA DE ATIVIDADES
Durante o dia 19 de março de 2013 no Colégio Estadual Doze de Novembro, os pibidianos e a professora supervisora divulgaram o retorno das atividades do PIBID-Ciências à comunidade escolar. Aproveitando este momento, foi exibido o vídeo do Túnel das Ciências realizado ao final do ano de 2012, o qual foi gravado e editado por um professor da própria escola. Nele aparecem as principais atividades e explicações dos próprios alunos referentes aos assuntos estudados. No final da apresentação foi repassado o cronograma dos horários.
Este ano os bolsistas continuarão com o desenvolvimento de
oficinas, por mostraram-se uma estratégia de ensino estimuladora e
atrativa aos alunos, e a realização de intervenções em sala de
aula com os professores das áreas de Biologia, Física e Química.
Além disto, nas próprias oficinas serão trabalhadas questões do
ENEM e de vestibulares no intuito de preparar os alunos de todos os
anos para o ingresso na graduação.
O início das atividades começou no último dia 26 de fevereiro. A
área de Biologia possui como bolsistas atuantes Andréia Belusso e
Jéssica Pauletti; a área da Física tem Cleiton Paz, Felipe Burille e Graciele Chielle ; e a área da Química tem as bolsistas Dioni angelin, Maiara Fantinelli e Patrícia Hossel.
A primeira oficina de Biologia (dias 26/02 e 28/02) tratou de
aspectos históricos da biologia, na qual os alunos reconstruíram
uma linha do tempo com os principais fatos/descobertas a partir de
1660. Primeiramente deveriam associar os fatos com as imagens, tudo
estava embaralhado, e depois grampear as folhas sulfites completas e
em ordem cronológica em um barbante.
Eles se mostraram participativos e trabalharam em
grupo, desenvolveram um bom trabalho. Depois da linha do tempo
montada, a mesma foi pendurada na sala e fomos debatendo com eles
cada fato. Pedíamos o que eles já conheciam do assunto, levantando
os conhecimentos prévios, aqui eles também participaram e
mostravam-se surpresos, pois não sabiam de muita coisa. Ao final
trabalhamos com curiosidades de biologia, na qual, por meio da
brincadeira dança da cadeira.
A turma do dia 28/02 tinha o mesmo planejamento, porém
devido a grande quantidade de alunos, reformulou-se a atividade
histórica na qual cada aluno pegou um fato e pesquisou a respeito do
mesmo e apresentou aos demais colegas. Não foi possível realizar a
brincadeira das curiosidades pela falta de tempo. As duas linhas
foram dispostas no saguão do colégio na quinta-feira. Os alunos
pesquisaram em livros e internet, apesar de não saberem com precisão
dos fatos eles procuraram fazer o melhor possível, sempre
perguntando ou tirando dúvidas com as professoras.
A primeira oficina de Química (dia 01/03) foi
pensada com o intuito de despertar o interesse dos alunos pelo
conhecimento científico e estimular a utilizá-lo para responder
perguntas que constantemente fazemos. Neste sentido, levou-se uma
cesta com alimentos (bananas, laranjas, cebola, chocolate, maçãs) e
bebida (suco natural de limão) que levantaram alguns questionamentos
do cotidiano, como: Por que a cebola nos faz chorar?
Por que o bolo cresce? O que é açúcar invertido e onde é
utilizado? Por que comer chocolate nos deixa feliz? Por que a maçã
vai ficando marrom depois de cortada? Onde devo colocar o cacho de
bananas para que elas amadureçam mais rápido?
Os alunos
mostraram-se bastante interessados pelos assuntos e a partir dos
problemas iniciais levantaram hipóteses que os explicassem, bem como
suscitaram outras dúvidas pertinentes. Nesta oficina os alunos verificaram a atuação do ácido ascórbico como antioxidante quando colocou-se o mesmo numa fatia de maçã. A realização desta oficina
também procurou saber quais as expectativas dos alunos em relação
a Química, qual nível de afinidade possuem com esta área e quais
temas gostariam que fossem abordados nas oficinas. De modo geral, a
primeira oficina apontou que os alunos tem necessidade e interesse
para compreender determinados conteúdos de Química articulado a
metodologias diferenciadas da sala de aula.
A primeira oficina
de Física (dias 27/03 e 28/03) teve como foco principal introduzir
aos alunos as características e oportunidades atuais no mercado de
trabalho desta profissão. Mas também introduzimos aos estudantes
alguns fatos e cientistas que marcaram a história da física. A
metodologia utilizada foi apresentação de slides, questionamentos e
discussões.
Percebemos durante
a oficina que a maioria dos estudantes via o físico somente como
professor, alienados da realidade que um físico vive no Brasil ou no
exterior atualmente. Alimentamos a curiosidade dos estudantes e
sanamos muitas dúvidas recorrentes. Buscamos dar a oportunidade para
que conheçam o que realmente um profissional formado nesta área
pode fazer e quanto pode ganhar em sua carreira. Essa oficina deixou
muitos estudantes surpresos e ansiosos por saber mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário