PRIMEIRA SEMANA DE ATIVIDADES
       
         Durante o dia 19 de março de 2013 no Colégio Estadual Doze de Novembro, os pibidianos e a professora supervisora divulgaram o retorno das atividades do PIBID-Ciências à comunidade escolar. Aproveitando este momento, foi exibido o vídeo do Túnel das Ciências realizado ao final do ano de 2012, o qual foi gravado e editado por um professor da própria escola. Nele aparecem as principais atividades e explicações dos próprios alunos referentes aos assuntos estudados. No final da apresentação foi repassado o cronograma dos horários.
      Este ano os bolsistas continuarão com o desenvolvimento de oficinas, por mostraram-se uma estratégia de ensino estimuladora e atrativa aos alunos, e a realização de intervenções em sala de aula com os professores das áreas de Biologia, Física e Química. Além disto, nas próprias oficinas serão trabalhadas questões do ENEM e de vestibulares no intuito de preparar os alunos de todos os anos para o ingresso na graduação.
      O início das atividades começou no último dia 26 de fevereiro. A área de Biologia possui como bolsistas atuantes Andréia Belusso e Jéssica Pauletti; a área da Física tem Cleiton Paz, Felipe Burille e Graciele Chielle ; e a área da Química tem as bolsistas Dioni angelin, Maiara Fantinelli e Patrícia Hossel.
      A primeira oficina de Biologia (dias 26/02 e 28/02) tratou de aspectos históricos da biologia, na qual os alunos reconstruíram uma linha do tempo com os principais fatos/descobertas a partir de 1660. Primeiramente deveriam associar os fatos com as imagens, tudo estava embaralhado, e depois grampear as folhas sulfites completas e em ordem cronológica em um barbante.
      Eles se mostraram participativos e trabalharam em grupo, desenvolveram um bom trabalho. Depois da linha do tempo montada, a mesma foi pendurada na sala e fomos debatendo com eles cada fato. Pedíamos o que eles já conheciam do assunto, levantando os conhecimentos prévios, aqui eles também participaram e mostravam-se surpresos, pois não sabiam de muita coisa. Ao final trabalhamos com curiosidades de biologia, na qual, por meio da brincadeira dança da cadeira.
      A turma do dia 28/02 tinha o mesmo planejamento, porém devido a grande quantidade de alunos, reformulou-se a atividade histórica na qual cada aluno pegou um fato e pesquisou a respeito do mesmo e apresentou aos demais colegas. Não foi possível realizar a brincadeira das curiosidades pela falta de tempo. As duas linhas foram dispostas no saguão do colégio na quinta-feira. Os alunos pesquisaram em livros e internet, apesar de não saberem com precisão dos fatos eles procuraram fazer o melhor possível, sempre perguntando ou tirando dúvidas com as professoras.











      A primeira oficina de Química (dia 01/03) foi pensada com o intuito de despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento científico e estimular a utilizá-lo para responder perguntas que constantemente fazemos. Neste sentido, levou-se uma cesta com alimentos (bananas, laranjas, cebola, chocolate, maçãs) e bebida (suco natural de limão) que levantaram alguns questionamentos do cotidiano, como: Por que a cebola nos faz chorar? Por que o bolo cresce? O que é açúcar invertido e onde é utilizado? Por que comer chocolate nos deixa feliz? Por que a maçã vai ficando marrom depois de cortada? Onde devo colocar o cacho de bananas para que elas amadureçam mais rápido?
      Os alunos mostraram-se bastante interessados pelos assuntos e a partir dos problemas iniciais levantaram hipóteses que os explicassem, bem como suscitaram outras dúvidas pertinentes. Nesta oficina os alunos verificaram a atuação do ácido ascórbico como antioxidante quando colocou-se o mesmo numa fatia de maçã. A realização desta oficina também procurou saber quais as expectativas dos alunos em relação a Química, qual nível de afinidade possuem com esta área e quais temas gostariam que fossem abordados nas oficinas. De modo geral, a primeira oficina apontou que os alunos tem necessidade e interesse para compreender determinados conteúdos de Química articulado a metodologias diferenciadas da sala de aula.




 



      A primeira oficina de Física (dias 27/03 e 28/03) teve como foco principal introduzir aos alunos as características e oportunidades atuais no mercado de trabalho desta profissão. Mas também introduzimos aos estudantes alguns fatos e cientistas que marcaram a história da física. A metodologia utilizada foi apresentação de slides, questionamentos e discussões.
      Percebemos durante a oficina que a maioria dos estudantes via o físico somente como professor, alienados da realidade que um físico vive no Brasil ou no exterior atualmente. Alimentamos a curiosidade dos estudantes e sanamos muitas dúvidas recorrentes. Buscamos dar a oportunidade para que conheçam o que realmente um profissional formado nesta área pode fazer e quanto pode ganhar em sua carreira. Essa oficina deixou muitos estudantes surpresos e ansiosos por saber mais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário