Oficina do PIBID Interdisciplinar em Ciências da Natureza tem como foco a distância dos planetas em relação ao sol
Nas últimas semanas de abril, as bolsistas do PIBID Interdisciplinar em Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Allyine Andrade, acadêmica do curso de Licenciatura em Física, e Josiani Baierle, acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ministraram oficina de Astronomia com foco nas distâncias dos planetas em relação ao sol a alunos dos 6º, 7º e 8º anos, da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo.
A oficina ocorreu no período contra turno e teve como objetivo auxiliar os alunos na compreensão de conceitos relacionads à Astronomia, assim como, prepará-los para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que será realizada no dia 16 de maio. Durante esta oficina, foram trabalhados diversos temas como, por exemplo, Terra: rotação; pontos cardeais; coordenadas geográficas; estações do ano; marés; solstício; equinócio; zonas térmicas; horário de verão; e Sistema solar.
A oficina iniciou com uma atividade de interação entre os alunos, na qual foram realizados questionamentos e diálogos referente aos conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas a serem trabalhados. No decorrer das explicações, acerca dos conteúdos propostos pela OBA, foram utilizados recursos tecnológicos através da TV multimídia (slides, vídeos e imagens), assim como, materiais didáticos como o Sistema Solar Portátil. Além disso, foi utilizado um jogo didático organizado com cartas distribuídas sobre a mesa, com o objetivo de instigar os alunos na procura por respostas aos questionamentos levantados durante a realização da oficina.
A oficina ocorreu no período contra turno e teve como objetivo auxiliar os alunos na compreensão de conceitos relacionads à Astronomia, assim como, prepará-los para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que será realizada no dia 16 de maio. Durante esta oficina, foram trabalhados diversos temas como, por exemplo, Terra: rotação; pontos cardeais; coordenadas geográficas; estações do ano; marés; solstício; equinócio; zonas térmicas; horário de verão; e Sistema solar.
A oficina iniciou com uma atividade de interação entre os alunos, na qual foram realizados questionamentos e diálogos referente aos conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas a serem trabalhados. No decorrer das explicações, acerca dos conteúdos propostos pela OBA, foram utilizados recursos tecnológicos através da TV multimídia (slides, vídeos e imagens), assim como, materiais didáticos como o Sistema Solar Portátil. Além disso, foi utilizado um jogo didático organizado com cartas distribuídas sobre a mesa, com o objetivo de instigar os alunos na procura por respostas aos questionamentos levantados durante a realização da oficina.
Posteriormente, foi proposto aos alunos a confecção de uma escala de distâncias médias dos planetas em relação ao Sol. A escala foi representada na quadra de esportes da Escola, como o intuito de demonstrar aos alunos que os Planetas realizam o movimento de translação em torno do Sol. Essa atividade pode ser encontrada no seguinte endereço:
De acordo com as acadêmicas Allyine e Josiani, durante a realização de toda a oficina, os alunos se mostraram muito interessados no assunto e participativos, mostrando-se instigados a buscar mais conhecimentos sobre o tema abordado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário