“Simulando fenômenos celestes”

Pibid Interdisciplinar em Ciências da Natureza ministra oficinas de astronomia na escola Estadual Dom Carlos Eduardo 

Durante as atividades do Pibid Interdisciplinar em Ciências Naturais, na Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, os bolsistas do projeto, ministraram diversas oficinas de astronomia, aos alunos dos 6º, 7º e 8º anos. A oficina intitulada “Simulando fenômenos celestes”, foi ministrada pelos acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza, Christian Sossella e Vanessa Pagno, ambos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química. A oficina teve como objetivo, simular os fenômenos celestes, como o eclipse lunar, o sol ostício, o sol a pino, dentre outros, e analisar as constelações e planetas, com o auxílio do simulador “Stellarium”, auxiliando os alunos na compreensão de conteúdos e conceitos de astronomia. 

Durante a oficina, foram aplicados simulados com questões básicas de astronomia, retiradas das provas anteriores da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Essas questões foram discutidas e analisadas de forma intercalada com o simulador Stellarium. Conforme as questões referentes aos conteúdos e conceitos ligados às constelações, planetas e fenômenos celestes, eram discutidas, os fenômenos eram também observados no simulador. Observou-se, por exemplo, o fenômeno de eclipse lunar, que ocorreu no dia 15 de abril. Durante a observação, os alunos eram, então, questionados sobre como o eclipse lunar se forma, qual a posição da Lua, do Sol e do planeta Terra, durante o fenômeno, etc. 

Alunos do 7º ano da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo,
 durante simulado de astronomia.



Alunos do 8º ano durante oficina de astronomia.

Em outro momento da oficina, os alunos confeccionaram um simulador das fases da lua em uma caixa de papelão. Depois de confeccionada, os alunos observaram as diferentes fases da lua, e discutiram conteúdos e conceitos ligados ao tema. 


Confecção de simulador das fases lunares

Observação das fases lunares em simulador confeccionado pelos alunos

Posteriormente, foram realizadas duas atividades diferenciadas com os alunos. Uma delas foi o “Bingo da astronomia” que tratou-se de uma atividade em que sorteavam-se perguntas sobre a astronomia, os alunos respondiam e marcavam na tabela de bingo a resposta, caso a palavra estivesse na cartela. 

Alunos do 7º ano durante atividade "bingo da astronomia"

Outra atividade realizada, foi o jogo de trilha da astronomia. Nessa atividade, os alunos foram incentivados a aprender conceitos de astronomia a partir de uma atividade prática, no caso, um jogo. Para a atividade, quatro alunos jogavam dois dados, sendo que, um dado indicava o caminho que o jogador seguiria e o outro dado indicava a quantidade de casas que ele deveria avançar. O jogo possuía várias casas com perguntas e dicas de astronomia, assim como, casas que indicavam “sorte” ou “azar”, em que o aluno retirava uma ficha com frases ligadas à astronomia e recebia uma sorte ou um azar, como, por exemplo, “volte uma casa” ou “avance três casas”. 

Durante a realização desta oficina, o alunos se mostraram bastante interessados em aprender conceitos de astronomia, a partir de brincadeiras diferenciadas, como o jogo de bingo e de trilha. Eles também se mostraram bastante curiosos ao observar os fenômenos celestes, os planetas e as constelações no simulador, pois podiam observar o céu realista e três dimensões. 


Alunos do 6º ano durante atividade prática, trilha da astronomia

Alunos do 8º ano, durante atividade prática, trilha da astronomia.

Alunos dos 6º, 7º e 8º anos, durante atividade de trilha da astronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário