Oficina de astronáutica

Durante a realização das atividades do projeto Pibid Interdisciplinar em Ciências da Natureza, na Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, o acadêmico Flávio Sokal, 7ª fase, do curso de Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza, com a colaboração da acadêmica Allyine Andrade, 1ª Fase, do curso de Física, ministrou oficina de Astronáutica, objetivando o preparo dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).


A oficina voltou-se para alunos do Ensino Fundamental, 6º, 7º e 8º anos, no período contra turno, sendo que, a procura pela oficina foi grande, tendo, em média, 20 alunos por turma.


 Para trabalhar os conceitos e conteúdos propostos pela OBA, a oficina aconteceu em dois momentos. No primeiro momento, trabalhou-se conceitos como: a Exploração de Marte; a Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes); aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? E como funcionam?; a Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager); os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS); os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações; a Estação Espacial Internacional (ISS); o Telescópio Hubble, dentre outros assuntos que surgiram a partir das dúvidas dos alunos.

Observação com galileidoscópio, durante oficina de astronáutica

Oficina de astronáutica
 
No segundo momento, trabalhou-se com outros conteúdos como: as instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA; os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton; os ônibus espaciais; por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial?; o corpo humano no espaço; a atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra; o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio.


 Toda a oficina foi realizada com a ajuda de recursos didático tais como: datashow, através do qual foram projetadas laminas com os conteúdos e vídeos; origami, utilizado para explicar para que servem e como funcionam os Aviões, foguetes e Satélites; galileoscópio, que auxiliou na explicação do funcionamento dos telescópio, proporcionando, aos alunos, uma noção da capacidade funcional do Telescópio Hubble.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário