No dia 10 de Abril de 2014, os pibidianos, Cláudia, Isabel e Jéraldi, do subprojeto interdisciplinar (ciências), realizaram uma intervenção em sala de aula para os alunos do 8° ano “A”, matutino, da Escola Estadual João Paulo II. A atividade teve como objetivo a retomada da temática, anteriormente trabalhada pela professora, bem como possibilitar uma maior assimilação do conhecimento, contando com a utilização de instrumentos didáticos como, o projetor multimídia e o microscópio óptico.
Esta intervenção ocorreu nas aulas de Ciências ministradas pela professora Neusa da Silva, e contou, primeiramente, com uma breve exposição da temática, seguida de problematização sobre definições e funções celulares. Após este momento, solicitou-se aos alunos que desenhassem sua concepção de célula.
Esta intervenção ocorreu nas aulas de Ciências ministradas pela professora Neusa da Silva, e contou, primeiramente, com uma breve exposição da temática, seguida de problematização sobre definições e funções celulares. Após este momento, solicitou-se aos alunos que desenhassem sua concepção de célula.
Em um segundo momento, os alunos, em conjunto com os acadêmicos, fizeram por meio de um jogo multimídia, o reconhecimento das organelas celulares.
Por fim, ocorreu uma visualização em microscópio óptico de células da mucosa bucal, contando com a participação de alunos voluntários, até mesmo para a preparação das lâminas, também ocorreu a visualização de lâminas prontas disponibilizadas pela escola, sendo estas, do núcleo e membrana plasmática, e de tecido ovariano.
Observamos que a realização de atividades teórico-práticas, desperta nos alunos grande curiosidade, já que os mesmos se mostraram sempre participativos, o que pode proporcionar uma maior compreensão dos conteúdos propostos. Acreditamos que a atividade teve um alto aproveitamento de ambas as partes, já que o conhecimento é uma construção coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário